quinta-feira, 9 de junho de 2011

ATIVIDADE 04

Estado do Rio Grande do Norte
Prefeitura Municipal de Currais Novos
Secretaria Municipal de Educação, Cultura de Esportes
Curso de Introdução à Educação Digital – 40 Horas
Cursista:_neusacardoso-04______________________ Tutor:maxssuel


Considerações das professoras Sandra, Neusa  e Iramar sobre o tema "Desafios na comunicação  pessoal".

http://www.paulinas.org.br/loja/DetalheProduto.aspx?idProduto=1468

O autor enfatiza a importância do uso das tecnologias no mundo globalizado como forma de comunicação pessoal e as mudanças que elas possibilitam na nossa trajetória pessoal e profissional, transformando nosso modo de produção, de comunicação e de relacionamento fruto de uma intensa troca de produtos e práticas socioculturais.
A incorporação da tecnologia ao processo educativo de acordo com Moram ,cria um leque de oportunidades que irão inovar o cenário pedagógico,porque o nível de interatividade dessa ferramenta tem potencial para produzir novas situações de aprendizagem.
                                                                                Sandra Melo

http://www.eca.usp.br/prof/moran/textosc.htm


 O autor mostra um tema recorrente  no mundo digital que está tornando-se vicioso ,as redes sociais,principalmente o blog  que diferente do diário convencional,o digital  mostra-se público , tornando-se uma ferramenta perigosa no que se refere as transformações comportamentais das  pessoas com relação ao relacionamento das mesmas. É uma rede de fofocas, tanto para os que escrevem como para  os que alimentam o que disse daqueles que são alvos  dos comentários e trocas virtuais.
 As pessoas estão mudando seus antigos hábitos para se deixarem levar por um vício que os contaminam,distorcendo a verdade , distanciando-os um dos outros e esquecendo de si mesmo. O que ocorre em consequência de tudo isso  são os desvios de valores consideráveis  ao ser humano na vida em sociedade.
  A reflexão de Moram se estende , também ,  a cada um de nós_"Por que precisamos de centenas ou milhares de amigos virtuais? Por que  precisamos aparecer sempre e bisbilhotar tanto?"
                                                                                                                                                                                
                                                                                                                                                                                                                 Neusa Cardoso
www.paulinas.org.br/loja/detalhe produto


 O autor enfatiza a importância da comunicação na vida do ser humano. A mesma é essencial a vida, quer seja no âmbito pessoal, familiar, profissional, grupal,e em sociedade. É uma necessidade de cada indivíduo como ser social que vive sua própria existência  em interação com o outro nas diversas situações de vida.
 Segundo o autor, "Comunicamo-nos para tentar enfrentar  a pedra de loque da nossa  existência, que é a morte, ao percebermos a inexorabilidade do fim da nossa vida, apesar de tantos avanços da ciência.
                                                                                                                                                                                Iramar


Desafios na Comunicação  Pessoal

      O autor faz uma reflexão sobre nossa existência como ser humano:  Somos pessoas ou personagens?
       Sabemos que na vida, passamos por vários processos e o mais importante é que devemos evoluir sempre na direção da simplicidade, da coerência e da transparência. Na nossa rotina diária é importante  analisar se estamos sendo nós mesmos ou representando,porque na maioria das vezes corremos o risco de  vivermos de aparências   ou mostrando ser alguém que não somos, por isso devemos ser vigilante dos nossos próprios atos  e refletir sobre  o que  Moram nos diz "Viver como personagens representando papéis nos impede de aprender o principal: a crescer como pessoas cada vez mais plenas e realizadas."

                                                                                                                                                                                               Vania

Nenhum comentário:

Postar um comentário